sábado, 22 de agosto de 2015

Misteriosos Personagens Enigmáticos da História: Apolônio de Tiana


No Livro A Doutrina dos Avatares, Michel Coquet nos conta que:

Se a igreja católica começou uma guerra contra as Heresías não foi graças ao conhecimento do Ocultismo praticado por muitos, senão por que todas as correntes do Ocultismo em sí independente de ser de uma Linha Branca ou Negra, se Negavam a reconhecer a Jesus como o "Deus Universal". O que realmente temia a Igreja era ver que um pseudo-filho-de-deus, era superado por um Sábio em Vida.


Apôlonio de Tiana nasceu em Capadócia, Turquia onde estive em 2009 e ali escrevi esse post que você pode conferir na íntegra, clicando aqui. Esse Personagem Histórico foi contemporâneo de outro personagem histórico, rabino da Galiléia que atribuem ter sido Jesus, o Messias não reconhecido e não aceito pelo povo de Israel.

Apolônio foi desde seu nascimento um verdadeiro Sábio, um Homem Puro que poderíamos sem sombra de dúvidas dar a nomeclatura e título de Maha-Yogui. Adepto Iniciado dotado de Grandes Poderes metafísicos e insuspeitados talentos que foi venerado em antigos impérios como Grécia e Roma aonde inclusive chegaram a edificar templos, bustos e estátuas de adoração em sua homenagem, onde seus discípulos lhe outorgam o título de: Deus entre os Homens.

Além de Sábio e Mago, Apolônio de Tiana foi também um líder revolucionário que enfrentou a tirania dos déspotas romanos a quem reprovava a grosseria, ignorância, crueldade e arrogância.


Sem Medo de nada, Apolônio chegou a viajar a Roma e enfrentar-se diretamente com o Imperador repreendendo-o publicamente a sua reprovável e injusta conduta e graças a isso foi preso, condenado a morte nas arenas do grande Circo Máximo.
 
Com sua Potente voz, se dirigiu Apolônio de Tiana ao tirano Imperador:

"Obrigado senhor Príncipe: Vossa decisão acaba de reduzir a nada as acusações ao homens que arrasam as provincias, enchem a ilha de vagabundos, propagam a deserção ao exército e a abstenção inclusive no Senado. Deixe-me então partir já que sobre minha alma vossa majestade não tem nenhum poder". 
 
Depois de pronunciar tais palavras, dizem que Apolônio gritou:

"Meu corpo pode ter, mas minha Alma, jamais! Inclusive, nem sequer meu corpo vossa majestade pode Ter".



Ali mesmo diante de todos em pleno Coliseo, de repente e de súbito Apolônio desapareceu, se desvaneceu em nada, sumiu diante dos olhos do Imperador e dos senadores e espectadores deixando somente o manto que cubria seu corpo tirado ao solo.








Na obra Vida de Apolônio escrita por Filostrato, esse nos conta em detalhes a viagem que seu Maestro fez até a Morada dos Sábios, em companhia de seu Discípulo Damis, dos obstáculos naturais e também sobrenaturais que encontrou e descreve uma localização secreta em alguma das paragens de Ásia Central.




Dizem que ali existem civilizações e portais dimensionais com outras realidades e povos que possuem desenvolvida tecnologia espiritual e cósmica. Onde permite ao seres de ditas civilizações jamais envelhecer, não necessitar de propriedades privadas, não desenvolver enfermidades.
Esses lugares de forma periódica se fazem visíveis e estão protegidos sem necessitar de nenhum tipo de fortificação. Ali dizem ter sido Apolônio de Tiana recebido pelos Maestros da Hierarquia Invisível.


Os textos e histórias abaixo foram sacados da wikipedia e o que essa diz sobre Apolônio de Tiana.


Apolônio foi vegetariano e discípulo de Pitágoras, com base no seu escrito, abaixo:
"Por mim discerni uma certa sublimidade na disciplina de Pitágoras, e como uma certa sabedoria secreta capacitou-o a saber, não apenas quem ele era a si mesmo, mas também o que ele tinha sido; e eu vi que ele se aproximou dos altares em estado de pureza, e não permitia que a sua barriga fosse profanada pelo partilhar da carne de animais; e que ele manteve o seu corpo puro de todas as peças de roupa tecidas de refugo de animais mortos; e que ele foi o primeiro da humanidade a conter a sua própria língua, inventando uma disciplina de silêncio descrito na frase proverbial, 'Um boi senta-se sobre ela.' Eu também vi que o seu sistema filosófico era em outros aspectos oracular e verdadeiro. Então corri a abraçar os seus sábios ensinamentos…"





Eu, na Capadócia em 2009
Nascido na cidade de Tiana (Turquia), na província da Capadócia, na Ásia Menor, então integrante do Império Romano, alguns anos antes da era cristã, foi educado na cidade vizinha de Tarso, na Cilícia, e no templo de Esculápio em Aegae, onde além da Medicina se dedicou às doutrinas de Pitágoras, vindo a adotar o ascetismo como hábito de vida em seu sentido pleno.









Após manter um juramento de silêncio por cinco anos, ele partiu da Grécia através da Ásia e visitou Nínive, a Babilônia e a Índia, absorvendo o misticismo oriental de magos, brâmanes e sacerdotes.






Durante esta viagem, e subsequente retorno, ele atraiu um escriba e discípulo, Damis, que registrou os acontecimentos da vida do filósofo. Estas notas, além de cobrirem a vida de Apolônio, compreendem acontecimentos relacionando a uma série de imperadores, já que viveu 100 anos. Posteriormente essas notas chegaram às mãos da imperatriz Julia Domna, esposa de Septímio Severo, que encarregou Filóstrato de usá-las para elaborar uma biografia do sábio.


A narrativa dessas viagens por Damis, reproduzida por Filóstrato, é tão repleta de milagres, que muitos a têm considerado como de caráter imaginário. Em seu retorno à Europa, Apolônio foi saudado como um mágico, e recebeu as maiores homenagens quer de sacerdotes quer de pessoas em geral. Ele próprio se atribuiu apenas o poder de prever o futuro; já em Roma afirma-se que trouxe à vida a filha de um senador romano. Na auréola do seu poder misterioso ele atravessou a Grécia, a Itália e a Espanha. Também se afirmou que foi acusado de traição tanto por Nero quanto por Domiciano, mas escapou por meios milagrosos. Finalmente Apolônio construiu uma escola em Éfeso, onde veio a falecer, aparentemente com a idade de cem anos. Filóstrato mantém o mistério da vida do seu biografado ao afirmar: "Com relação à maneira de sua morte, ‘se ele morreu’, as narrativas são diversas."


Esta obra de Filóstrato é geralmente considerada como um trabalho de ficção religiosa. Ela contém um número de histórias obviamente fictícias (?), através das quais, no entanto, não é de todo impossível discernir o caráter geral do homem.


No século III, Hierócles esforçou-se para provar que as doutrinas e a vida de Apolônio eram mais valiosas do que as de Cristo, e, em tempos modernos, Voltaire e Charles Blount (1654-1693), o livre-pensador inglês, adotaram um ponto de vista semelhante.




À parte este elogio extravagante, é absurdo considerar Apolônio meramente como um charlatão vulgar e um fazedor de milagres. Se descartamos a massa de mera ficção que Filóstrato acumulou, ficaremos com um reformador sincero, altamente imaginativo, que tentou promover um espírito de moralidade prática.




Escreveu muitos livros e tratados sobre uma ampla variedade de assuntos durante a sua vida, incluindo ciência, medicina, e filosofia.
As suas teorias científicas foram finalmente aplicadas à ideia geocêntrica de Ptolemeu que o Sol revolvia ao redor da Terra. Algumas décadas após a sua morte, o imperador romano Adriano colecionou os seus trabalhos e assegurou a sua publicação por todo o império.




A fama de Apolônio ainda era evidente em 272 d.C., quando o imperador Aureliano sitiou Tiana, que tinha se rebelado contra as leis romanas.


Num sonho ou numa visão, Aureliano afirmava ter visto Apolônio falar com ele, suplicando-lhe poupar a cidade de seu nascimento. À parte, Aureliano contou que Apolônio lhe disse "Aureliano, se você deseja governar, abstenha-se do sangue dos inocentes! Aureliano, se você conquistar, seja misericordioso!" O imperador, que admirava Apolônio, poupou desse modo a cidade. Também no século III, Flávio Vopisco, em seu escrito sobre Aureliano, cita Apolônio.


O Livro de Pedras, do alquimista medieval islâmico Jabir ibn Hayyan, é uma análise prolongada de trabalhos de alquimia atribuídos a Apolônio.





Devido a algumas semelhanças de sua biografia com a de Jesus, Apolônio foi, nos séculos seguintes, atacado pelos Padres da Igreja sendo considerado desde um impostor até um personagem satânico. Mas Apolônio também é citado nas obras "A Vida de Pitágoras", de Porfírio, e "A Vida Pitagórica", de Jâmblico. Acredita-se ainda que ele seja o personagem "Apolo", citado na Bíblia em Atos dos Apóstolos e I Coríntios.

A história oficial nos conta que Apolônio teria vindo a falecer em Éfeso, 100 D.C.



Agora pensemos, que se a história oficial que claramente mente, manipula e engana se vê obrigada a aceitar os registros da existência de Apolônio de Tiana mesmo depois de todo esforço feito pela Igreja Católica Romana para apagar sua presença dos registros e ainda por cima atribuir a seu pseudo-avatar conhecido como: Jesus, feitos que foram realizados por Apolônio, o que poderia ser a Verdade de Fato? Quantas mais pessoas comuns que jamais serão consideradas pelos Anais da História tinham os mesmos Poderes e viviam baixo o mesmo sistema de crença e egrégora como a de Apolônio?

Outros magos famosos e polêmicos também foram contemporâneos de Jesus e de Apolônio e tudo leva a crer que esses tiveram que "sumir" como fez Apolônio diante do Coliseo ou foram simplesmente transformado pelos adulteradores da história em personagens bíblicos de menor importância.

Não acreditem em nada nem em ninguém. Realizem suas próprias experiências e tenham suas próprias conclusões.

Que a Verdade Ilumine a Todos,
Namastê

Ruy Mendes - Agosto 2015
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado Pelo Seu Comentário

Visualizações de páginas da semana passada